Notícias

Bluetooth terá inovações para casa conectada em 2016

Fonte: Twice.com

Bluetooth terá inovações para casa conectada em 2016

Bluetooth Special Interest Group (SIG) promete mais velocidade, maior alcance e mesh networking para 2016.

O SIG aumentará sua participação na Internet das Coisas (IoT) trazendo novas funcionalidades ao seu padrão Bluetooth em 2016 com maior alcance, velocidades mais elevadas e redes mesh, c onforme informado pelo grupo.

A adoção destas características-chave acontecerá no segundo semestre de 2016. "Chipsets são geralmente disponíveis dentro de um mês, e dependendo de como os produtos são feitos (se puder ser atualizado através de uma atualização de software), poderão estar no mercado ao final do próximo ano, início de 2017", acrescentou o porta-voz da entidade.

O alcance da gama de produtos Bluetooth "inteligente" vai aumentar em até quatro vezes dos atuais 50 metros "para transformar aplicações domésticas e de infraestruturas inteligentes e entregar uma conexão mais robusta expansiva por toda a casa ou no uso ao ar livre", disse o grupo. Velocidade de dados deverá duplicar para 2 Mbps a partir dos atuais 1 Mbps, sem aumentar o consumo de energia, permitindo  " transferências de dados mais rápidas em aplicações críticas, tais como dispositivos médicos, aumentando a capacidade de resposta e reduzindo a latência."

Com a rede mesh, os dispositivos Bluetooth serão capazes de criar redes de automação sem a necessidade de hubs  "e poderão cobrir um edifício inteiro ou uma casa, criando novas possibilidades para aplicações domésticas e industriais", acrescentou o porta-voz.

 "Nós entendemos que as  novas características particularmente mencionadas no roteiro serão úteis para a Internet das coisas e casas inteligentes, mas também serão usadas em wearables, smartphones, beacons, etc."

"Com estas novas funcionalidades, que em breve estaremos adicionando, iremos solidificar ainda mais Bluetooth como a espinha dorsal da tecnologia da Internet das coisas", disse o diretor-executivo SIG Mark Powell.

Últimas Notícias

Carregar Mais

Aureside na Imprensa

"Smart Home: 10 tecnologias essenciais para deixar a sua casa" - Forbes Brasil (ago 21)

"A casa também foi para a nuvem" - InforChannel (jul 21)

"Pesquisa aponta que 11% dos lares no país..." - Folha de SP (abr 2021)

"A casa inteligente merece um projeto!" - Portal NewVoice (fev 2021)

"Casa inteligente: um conceito ainda em alta?" - Tecnoblog (jan 2021)

Carregar Mais