Notícias

BNDES apoiará estudo técnico sobre Internet das Coisas

Fonte: Business Leaders

BNDES apoiará estudo técnico sobre Internet das Coisas

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma Chamada Pública que selecionará propostas para a realização de um amplo estudo técnico de diagnóstico e sugestão de políticas públicas sobre a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). A IoT é o nome dado ao processo de conexão inteligente, em rede mundial, entre coisas, como dispositivos, meios de transportes, eletrodomésticos, máquinas agrícolas, vestuário e até maçanetas.

O estudo, realizado a partir de uma parceria entre BNDES e Ministério das Comunicações, será o mais abrangente já realizado no Brasil sobre o tema. A IoT é considerada por especialistas como uma das maiores tendências tecnológicas do setor de Tecnologia da Informação, promovendo maior racionalização, flexibilidade e automação da produção e logística de bens (produtividade do setor industrial); monitoramento remoto de pacientes; entre outros benefícios.

O documento técnico deverá estimular a cooperação e articulação entre empresas, poder público, universidades e centros de pesquisa e será apoiado com recursos não reembolsáveis do Fundo de Estruturação de Projetos do BNDES. O levantamento também avaliará o estágio e as perspectivas de implantação da IoT no mundo e no país. Com base nisso, deverá propor políticas públicas que potencializem tanto os benefícios para a sociedade brasileira, quanto impactos econômicos, tecnológicos e produtivos.

As bases para a rápida aplicação em massa desse conceito estão na combinação de diversos elementos como: dispositivos eletrônicos mais rápidos, eficientes, menores e baratos; redes inteligentes de telecomunicações; e sistemas avançados de armazenamento e processamento de dados.

Como produto final, os selecionados no edital devem entregar um plano de ação, com cronograma para cinco anos (2017 a 2022), que aponte objetivos, metas e ações a serem empreendidas. O plano deve ser referência para iniciativas concretas para acelerar a implantação de soluções em IoT em áreas que o estudo virá a selecionar, apontando as questões mais relevantes - tecnológicas, regulatórias e institucionais – a serem superadas.

Informações aqui.

Últimas Notícias

Carregar Mais

Aureside na Imprensa

"Smart Home: 10 tecnologias essenciais para deixar a sua casa" - Forbes Brasil (ago 21)

"A casa também foi para a nuvem" - InforChannel (jul 21)

"Pesquisa aponta que 11% dos lares no país..." - Folha de SP (abr 2021)

"A casa inteligente merece um projeto!" - Portal NewVoice (fev 2021)

"Casa inteligente: um conceito ainda em alta?" - Tecnoblog (jan 2021)

Carregar Mais